Direito Contraditório e Ampla defesa

sábado, 20 de julho de 2013

Atividades Sociologia


Perguntas e Respostas:
1 ) – a) – Que Classes Sociais Marx identifica ao longo da História?
                R: A Burguesia ( um dominante), e o Proletariado ( o dominado).
        b) - Como são as relações entre elas?
                R: A classe Capitalista exerce um poder coercivo sobre a classe do proletariado, pois a necessidade material faz com que os trabalhadores vendem a sua força de trabalho para os empresários.
        c) – Como se dão, segundo Marx, as transformações em uma sociedade?
               R: Segundo Marx, só através de uma revolução econômica social, que o proletariado, usando da força conseguira derrubar a sociedade capitalista e as instituições sociais.
2 ) – Marx afirma que as sociedades seguem um caminho necessário de transformação, como os evolucionistas?
R: Não, porque a cada sociedade há uma história diferente, no contexto seu objetivo se dá pela divisão social do trabalho, tirando o proletariado a sair do papel de mero determinismo e passando a ser o agente dessa transformação.
3 ) – Explique a visão crítica de Marx sobre o Estado?
R: Para Marx a visão crítica, era a concepção burguesa de Estado e do Liberalismo Burguês, na qual demonstrava que a liberdade e a igualdade que tanto pregavam pelos ideais do Liberalismo e da Democracia, visava manter a condição da burguesia como classe dominante. A igualdade e liberdade eram forjadas juridicamente.
4 ) – Explique o conceito de Classe Social?
R: È um grupo de indivíduos que ocupam uma mesma posição em determinada sociedade. A classe social que pertencemos é que nos condiciona a maneira de decidir e atuar.
5 ) – Porque para Durkheim, nem todo conhecimento humano é um fato social?
R: Porque as ocorrências cotidianas de caráter particular não são classificadas como fatos sociais. O Fato social tem que ter uma exterioridade á consciência individual e deve possuir um poder de coerção sobre o indivíduo.

6 ) – Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma: “O sentimento é objeto da ciência, não é critério da verdade científica”.
R: Para obter um resultado legal o cientista deve se manter longe e neutralizado em relação os fatos estudados, encarando os fatos como coisas, isto é objetos, lhe sendo exteriores, devendo ser medido e observado e comparado independentemente de seus valores e sentimentos pessoais.
7 ) – Cite e explique de forma resumida quais as características dos fatos sociais?
R: GENERALIDADE – são todos os membros de um grupo social ou a grande maioria.
     EXTERIORIDADE – é o externo ao indivíduo, independente de sua vontade.
     COERCITIVIDADE – os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento                estabelecido.
8 ) O que significa “consciência coletiva” na análise de Durkheim sobre os fatos sociais.
R: Consciência coletiva é a força coletiva exercida sobre um indivíduo, fazendo com que ele aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual ele esta envolvido.
9 ) – Qual a relação do conceito de Fato Social com o Direito em Durkheim.
R: A Relação do Fato Social com o Direito é quase a mesma, pois os mesmos têm as mesmas características, só se difere do poder de coercivo de um e do outro, como por exemplo:
O fato social tem características de: generalidade, exterioridade, e coercitividade. Isto é a força coletiva sobre o individuo.
O Direito apresenta as formas essenciais de solidariedade social, no qual é aplicado o direito restitutivo ou o direito repressivo, que divide em Direito Público e Direito Privado.
10 ) – Max Weber, em sua obra Economia e Sociedade, propõe uma classificação típico-ideal da ação social, de acordo com o sentido ou orientação dos atores. Explique o que é tipo ideal?
R: Tipo Ideal é respectivamente a ação racional com relação a fins e a ação racional com relação a valores. Ex: Uma gratificação ao empregado que produz mais.
                                    Um católico que caminha noventa quilômetro para demonstrar sua fé.
11 ) – Cite e explique os conceitos de Ação Social e Relação Social em Marx Weber.
R: Ação Social – é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, é a intenção de uma das partes. Ex; Dar um presente.
Relação Social – Gera reciprocidade de ambas as partes não obrigam os agentes envolvidos a atuarem da mesma forma, entendemos que na relação social todos os envolvidos compreendem o sentido das ações, todos sabem do que se trata ainda que não haja correspondência. Ex: Aplicação de uma prova.
12 ) Explique  ação Social e Relação Social nas perspectiva de Max Weber.
R: Ação Social – foi especialmente a preocupação de Weber com a pobreza local e mundial, a conduta humana dotada de sentido.
      Relação Social – Seria um projeto, uma atividade humana, um sentido compartilhado.